Objetivo:

A minha missão, e é assim que eu encaro esse trabalho, é de apenas divulgar a boa e bela música! Pois é inconcebível deixar as pessoas sem conhecer o verdadeiro Rock. Não consigo imaginar alguém nascer, crescer, viver e morrer sem ouvir pelo menos a metade do conteúdo deste Blog. É uma tortura para meu ser pensar que isso possa acontecer! Quero também deixar muito claro que não pratico pirataria. Os links expiram em 60 dias e sabemos, como bons apreciadores, que um mp3 tem péssima qualidade. Porém, não existe nada melhor do que achar um som na internet, baixar, se deliciar e depois comprar o original, com encartes, um som puro e perfeito! Preservando assim os direitos autorais dos artistas que as produziram!

Desejo a todos uma viagem sonora cheia de delícias musicais!

CLAUDIOTULL

terça-feira, abril 26, 2011

PREMIATA FORNERIA MARCONI - JET LAG - 1977
Premiata Forneria é uma das minhas bandas favoritas. Banda Italiana com seu inconfundível estilo Progressivo Sinfônico Artístico que coloca a banda no mais alto patamar do Rock Progressivo junto com o Yes, Emerson Lake and Palmer e principalmente King Krimson. É a mais conhecida banda de Rock Italiano que encabeça a grande lista de ótimas bandas como: Área, Moseo Rosenbach, Banco Del Mutuo Socorso, Dalton, Le Orme etc. E essa obra prima aqui apresentada é na minha opinião um dos melhores disco de Prog Sinfônico de todos os tempos, é um dos álbuns que eu colocaria entre os dez melhores para levar para uma ilha deserta!! O disco vem com quase todas as letras em inglês, talvez pelo grande sucesso de "Photo of Ghosts" que foi lançado em 1973 e teve a admiração e participação de Peter Sienfield (do King Crimson) no line up. Com objetivos comerciais a banda começou a lançar discos em inglês, o que não tirou de forma nenhuma a identidade da banda que entre um lançamento e outro colocavam a língua pátria em ação, nesse próprio trabalho, Jet Lag, tem uma italianíssima, "Cerco La Língua" que diga-se de passagem, é fenomenal começa com um violino cigano de deixar qualquer um de boca aberta, depois entra a guitarra de Franco Mussida com um solo inimaginável, meio Fusion meio Jazz... Acho "Cerco La Língua" e "Peninsula" as duas músicas mais sensacionais desse álbum, na verdade eu amo todo o álbum, a música título por exemplo "Jet Lag" que tem um fenomenal trabalho vocal, e a harmonia de um contra baixo muito bem tocado e o teclado magistral, além de uma guitarra com uma afinação surrealista, tem também a extraordinária "Left Handed Theory" com solos de piano triunfais e um baixo delirante, além de solos de violino rasgados. É sensacional a musicalidade e harmonia deste trabalho do PFM. As músicas são muito bem entrelaçadas, e parecem ter sido feitas como uma só peça musical!! Simplesmente lindo esse trabalho do PFM!!!
DELIZIA QUESTA SPLENDIDA MUSICA!!!
CLAUDIOTULL

sexta-feira, abril 01, 2011

THE ALLMAN BROTHERS BAND - HITTIN' THE NOTE - 2003
Pensar no Allman Brothers sem Dickey Betts pra mim era algo inconcebível, mas, como a evolução da vida é feita de ousadias, um dia resolvi escutar esse disco, relutante mas ouvi, e gostei!! Esse disco conta com dois guitarristas da nova geração de notáveis, Warren Haynes que nós já conhecemos de outros trabalhos no Allman e em sua excelente banda, Gov't Mule, que além de destruir na guitar divide os vocais com Greg Allman. Já o jovem guitarrista Derek Trucks, que é sobrinho de um dos fundadores do Allman o baterista Butch Trucks, faz um trabalho fenomenal e substitui Dickey a altura. Os dois se lançam em uma odisseia de slides marcantes e muito bem tocados. O disco é cheio de faixas inéditas e com uma sonoridade singular, um dos grandes discos de Southern Rock lançados na década!!
BAIXEM ESSA GRANDE OBRA DO SOUTHERN ROCK!!
CLAUDIOTULL
DELANEY & BONNIE - TOGETHER- 1972 - REMASTERED IN 2003
Um disco fantástico e muito bem produzido, com canções repletas de arranjos instrumentais e backing vocais estonteantes, as minhas favoritas são "I Know How It Feels To Be Lonely" que demonstra a inconfundível voz de Bonnie realçada ao extremo pelas backing vocals e "Comin' Home" onde Delaney detona com sua marcante voz abrilhantada por Bonnie nos baking vocals. Muito se poderia falar acerca deste casal Norte Americano e de sua importância para o Rock mundial mas seria pouco se formos analisar o que o mundo do Rock deve a eles. Como cantores, instrumentistas, produtores, arranjadores musicais e compositores eles sempre deixaram sua marca registrada de muito talento. Muitos considerados hoje "monstros sagrados" do Rock como Eric Clapton, os irmãos Allman, George Harrison, Leon Russell, Albert King, Ray Charles, Dave Mason, só para citar alguns, foram visivelmente influenciados em algum momento pelo casal, conta-se que George Harrison aprendeu tocar Slide com Delaney e que Bonnie influenciou muito a carreira de Rita Colidge, que foi sua Backing Vocal. O próprio Eric Clapton se apropriou da seção rítmica do Delaney & Bonnie, Usando a banda de apoio de Bramletts e um elenco estelar de músicos de estúdio, Clapton lançou seu primeiro disco solo em 1970, que trazia uma composição sua e de Bramlett "Let It Rain" que se tornou sucesso absoluto nas paradas norte americanas. Bobby Whitlock (teclado, vocais), Carl Radle (baixo) e Jim Gordon (bateria), ele formou uma nova banda com a intenção de contrastar com o culto de "estrelismo" que crescera a sua volta e mostrar Clapton como um integrante no mesmo patamar dos demais. Delaney Bramlett morreu em 27 de Dezembro de 2008, vítima de câncer na vesícula, aos 69 anos.
BAIXEM ESSA LENDA DO ROCK!!!
CLAUDIOTULL
GRAND FUNK RAILROAD - RED ALBUM - 1969
O estado de Michigan, nos EUA, foi o berço dessa gigante banda de garagem da América. O famoso “som de Detroit” e seus arredores, como Saginaw e Flint, ficou caracterizado pela incrível agressividade, força e volume que suas bandas nativas geravam. Exemplos como Stooges, MC5, Ted Nugent’s Amboy Dukes, Bob Seger System, Cactus e Alice Cooper, mostraram que era a “capital nacional do som de garagem” em contra partida ao som lento e viajante da costa Oeste, onde se destacava a psicodelia de São Francisco. A maior prova da força e poder das apresentações do Grand Funk Railroad foi na turnê que eles abriram para o Led Zeppelin. No "Detroit’s Olympia Stadium" a reação da plateia foi tão intensa durante a execução de “Inside Lookin’ Out” que o truculento Peter Grant empresário do Led Zeppelin, desligou a energia elétrica, impedindo que o Grand Funk terminasse a canção. Como se isso não bastasse, ele agarrou Terry Knight pelo pescoço e ordenou que a banda fosse retirada do palco imediatamente. O esperto Terry calmamente caminhou para o meio do palco, acenou para que a banda parasse de tocar, e soltou no microfone: “O Led Zeppelin está com medo do Grand Funk Railroad!” A plateia começou a vaiar, e a banda deixou o palco, ovacionada pelo público. Quando o Led Zeppelin subiu para fazer seu show, metade do estádio tinha ido embora. Algo semelhante aconteceu em Cleveland, e o Grand Funk foi “despedido” da tour, nunca mais sendo convocado para tocar no mesmo festival que o Led Zeppelin. Em Dezembro de 1969 foi lançado essa pérola, segundo álbum intitulado simplesmente Grand Funk que mais tarde ficou conhecido como "Red Album". Absurdamente pesado, o disco definiu o tão famoso “Grand Funk Sound”, elevando a banda a um nível único dentro do rock pesado. A produção era cuidadosamente crua e rústica, e até hoje, o “disco vermelho” é considerado pelos fãs como uma das melhores coisas que o trio já fez. Um mês após o lançamento, o álbum já estava no 11º posto das paradas americanas e assim como o primeiro disco "On Time", o "Red Album" também se tornou disco de ouro nos EUA, o que não fez mudar a opinião dos críticos, que continuavam descendo a lenha no conjunto. (Eu costumo dizer que crítico de Rock só entende de Valsa, ou seja nada a ver!!).
BAIXEM ESSA OBRA PRIMA DO ROCK!!!
CLAUDIOTULL