Objetivo:

A minha missão, e é assim que eu encaro esse trabalho, é de apenas divulgar a boa e bela música! Pois é inconcebível deixar as pessoas sem conhecer o verdadeiro Rock. Não consigo imaginar alguém nascer, crescer, viver e morrer sem ouvir pelo menos a metade do conteúdo deste Blog. É uma tortura para meu ser pensar que isso possa acontecer! Quero também deixar muito claro que não pratico pirataria. Os links expiram em 60 dias e sabemos, como bons apreciadores, que um mp3 tem péssima qualidade. Porém, não existe nada melhor do que achar um som na internet, baixar, se deliciar e depois comprar o original, com encartes, um som puro e perfeito! Preservando assim os direitos autorais dos artistas que as produziram!

Desejo a todos uma viagem sonora cheia de delícias musicais!

CLAUDIOTULL

terça-feira, dezembro 27, 2011


GENTLE GIANT - OCTOPUS - 1972
Este é o terceiro álbum do Giant, lançado em 1972. Quem ficou encarregado pela arte da capa do disco foi Roger Dean, famoso pelos seus trabalhos com o YesUriah HeepBudgieAsia e Rick Wakeman. O nome foi uma ideia da esposa de Phil Shulman, inspirada nas oito musicas da obra: “Octo-Opus”. Neste disco, o prog calculado, experimental e a fusão de estilos atingem seu ápice na discografia da banda. Um exemplo do experimentalismo está em “Raconteur Troubador”, onde a intenção musical e lírica foi recriar uma música que remonta aos tempos dos trovadores medievais na Inglaterra, tudo com o brilho dos arranjos do Giant. Se você acha que “Bohemian Rhapsody”, do Queen, possui um complexo trabalho vocal, ouça a esquizofrenica, delicada e inteligente “Knots”, inspirada no existencialismo do psiquiatra escocês Ronald David Laing que conta com um dos mais elaborados trabalhos vocais e instrumentais que já foram feitos no rock progressivo. Em “Dog´s Life” a banda faz uma homenagem aos seus roadies. Na melhor ironia inglesa, a paródia é feita numa comparação entre a vida de um cachorro e a vida dos roadies. Os músicos mostram tudo o que sabem em “The boys in the band”, a música da moeda, como ficou conhecida entre os fãs brasileiros. Nesta faixa instrumental, mudanças de andamento e sobre posição de instrumentos são milimetricamente calculados. “The Advent of Panurge”, “River” e “A cry for everyone” são típicas obras do prog anos 70 que fazem a alegria de quem gosta do estilo. Ao ouvir o álbum, preste atenção nos detalhes das músicas. Não se atentem ao instrumento da melodia principal. O Gentle Giant foi uma das bandas que mais soube explorar o que a música pode oferecer, sem barreiras, o que traz uma riqueza de detalhes muito grande à sua obra. Basta lembrar que todos os músicos tocavam mais de um instrumento, o que é um recurso muito útil a uma banda que pode-se dizer que fazia da música um profundo estudo. Não há como não recomendar apenas um vídeo da banda tocando ao vivo, pois eles reproduziam tudo com a mesma competência que era feita em estúdio, é interessante ver os músicos trocando de instrumento toda hora, vide o baixista, violinista, guitarrista e vocalista Ray Shulman, e como os complexos trabalhos vocais, como “Knots”, eram reproduzidos perfeitamente em cima do palco (o Queen fazia playback). Espero que se você não conhecia esta banda, que este seja o primeiro passo para muitas descobertas e viagens que os ingleses podem oferecer! São altamente recomendáveis os sete primeiros álbuns, com um destaque para o “In a glass house”, de 1973.
AOS APRECIADORES DA BOA MÚSICA, BOA VIAGEM!!!!!

Músicos:

Gary Green / guitarras, percussão

Kerry Minnear / teclados, vibrafone, percussão, celloMoog, vocais

Derek Shulman / vocais, alto saxofone

Philip Shulman / saxofone, trompete, mellofone, vocais

Raymond Shulman / baixo, violino, guitarrra, percussão , vocais

- John Weathers / bateria, percussão, chilofone

Músicas:

1. The Advent Of Panurge (4:45)

2. Raconteur Troubadour (4:03)

3. A Cry For Everyone (4:06)

4. Knots (4:11)

5. The Boys In The Band (4:34)

6. Dog's Life (3:13)

7. Think Of Me With Kindness (3:31)

8. River (5:52)

BLODWYN PIG - AHEAD RIGS OUT - 1969
Quando me aprofundei na história do Rock lá pros idos de 1982 nunca imaginaria testemunhar uma incompatibilidade de gênios tão destrutiva, e tão precoce dentro de uma banda de rock. Foi o que aconteceu com o Jethro Tull em 1968 depois de lançarem o álbum This Was, o guitarrista da época Mick Abrahams (7 de abril de 1943 em luton, Inglaterra) um dos fundadores do Jethro entra em constantes divergências musicais com Ian Anderson, o que levaram o guitarrista a deixar o grupo. Abrahams queria um som mais Bluesrock enquanto Anderson incorporava nuances de Jazz e Folk ao som do Tull. Abrahams então formou o Blodwyn pig e lançou dois álbuns (Ahead Rigs Out e Getting To This) antes de se separarem em 1970. Abrahams continuou na estrada com a Mick Abrahams Band, lançando álbuns solos e com versões reformuladas do Blodwyn Pig. Então aí vai o primeiro do Blodwyn Pig, Ahead Rigs Out, destacando as conções "The Modern Alchemist" que é uma viagem jazzgística ( coloquem no youtube "Blodwyn Pig The modern Alchemist" ) pra ver a performance de Jack Lancaster (saxophones, phoon horn, violin) tocando com dois sax ao mesmo tempo!!, muito louco!!. "The Change Song" um Blues no slide acompanhado por violino simplesmente sensacional, e a minha preferida "Ain't ya comin' home, babe" essa música tem uma parte nela onde entra o solo de sax e guitar sobre o baixo, que eu tenho certeza que o sabbath plagiou essa parte na música Faries Wear Boots, dá até pra começar a cantar a musica do sabbath enquanto rola "Ain't ya comin' home, babe". Uma Pérola Rara do Rock que vai presentear todos que apreciam boa música.
É SÓ BAIXAR!!!

sexta-feira, dezembro 02, 2011

CANNED HEAT - THE VERY BEST OF - 2005
Maravilhosa coletânea com gravações raras do Canned entre 1967 e 2000 realizadas em estúdio e ao vivo, eu destaco as performance sensacionais de "Going Up To The Country" que foi tema de abertura no documentário sobre o Woodstock de 1969, e acabou ganhando um Oscar de melhor documentário de 1970, a empolgante "Dust My Broom" de Elmore James, com uma interpretação singular dos Canned's, e a explendorosa "Amphetamine Annie" (dizem as más línguas que o Canned Heat fez essa música pra Janis Joplin hehehe), a eletrizante "Whiskey And Wimen" e por aí vai... Eu sugiro que se tome umas doses de Jack Daniels antes de baixar, pois quando abrir você já vai estar no ponto de ouvir "CANNED HEAT" QUE QUER DIZER... CACHAÇA QUENTE!!!