Objetivo:

A minha missão, e é assim que eu encaro esse trabalho, é de apenas divulgar a boa e bela música! Pois é inconcebível deixar as pessoas sem conhecer o verdadeiro Rock. Não consigo imaginar alguém nascer, crescer, viver e morrer sem ouvir pelo menos a metade do conteúdo deste Blog. É uma tortura para meu ser pensar que isso possa acontecer! Quero também deixar muito claro que não pratico pirataria. Os links expiram em 60 dias e sabemos, como bons apreciadores, que um mp3 tem péssima qualidade. Porém, não existe nada melhor do que achar um som na internet, baixar, se deliciar e depois comprar o original, com encartes, um som puro e perfeito! Preservando assim os direitos autorais dos artistas que as produziram!

Desejo a todos uma viagem sonora cheia de delícias musicais!

CLAUDIOTULL

quarta-feira, agosto 13, 2008




GENTLE GIANT - OCTOPUS - 1972

DOWNLOAD


Este é o terceiro álbum do Giant, lançado em 1972. Quem ficou encarregado pela arte da capa do disco foi Roger Dean, famoso pelos seus trabalhos com o Yes, Uriah Heep, Budgie, Asia e Rick Wakeman. O nome foi uma ideia da esposa de Phil Shulman, inspirada nas oito musicas da obra: “Octo-Opus”. Neste disco, o prog calculado, experimental e a fusão de estilos atingem seu ápice na discografia da banda. Um exemplo do experimentalismo está em “Raconteur Troubador”, onde a intenção musical e lírica foi recriar uma música que remonta aos tempos dos trovadores medievais na Inglaterra, tudo com o brilho dos arranjos do Giant. Se você acha que “Bohemian Rhapsody”, do Queen, possui um complexo trabalho vocal, ouça a esquizofrenica, delicada e inteligente “Knots”, inspirada no existencialismo do psiquiatra escocês Ronald David Laing que conta com um dos mais elaborados trabalhos vocais e instrumentais que já foram feitos no rock progressivo. Em “Dog´s Life” a banda faz uma homenagem aos seus roadies. Na melhor ironia inglesa, a paródia é feita numa comparação entre a vida de um cachorro e a vida dos roadies. Os músicos mostram tudo o que sabem em “The boys in the band”, a música da moeda, como ficou conhecida entre os fãs brasileiros. Nesta faixa instrumental, mudanças de andamento e sobreposição de instrumentos são milimetricamente calculados. “The Advent of Panurge”, “River” e “A cry for everyone” são típicas obras do prog anos 70 que fazem a alegria de quem gosta do estilo. Ao ouvir o álbum, preste atenção nos detalhes das músicas. Não se atente ao instrumento da melodia principal. O Gentle Giant foi uma das bandas que mais soube explorar o que a música pode oferecer, sem barreiras, o que traz uma riqueza de detalhes muito grande à sua obra. Basta lembrar que todos os músicos tocavam mais de um instrumento, o que é um recurso muito útil a uma banda que pode-se dizer que fazia da música um estudo. Não há como não recomendar qualquer vídeo da banda tocando ao vivo, pois como eles reproduziam tudo que era feito no estúdio, é interessante ver os músicos trocando de instrumento toda hora, vide o baixista, violinista, guitarrista e vocalista Ray Shulman, e como os complexos trabalhos vocais, como “Knots”, eram reproduzidos perfeitamente em cima do palco (o Queen fazia playback).
Espero que se você não conhecia esta banda, que este seja o primeiro passo para muitas descobertas e viagens que os ingleses podem oferecer! São altamente recomendáveis os sete primeiros álbuns, com um destaque para o “In a glass house”, de 1973.


AOS APRECIADORES DA BOA MÚSICA, BOA VIAGEM!!!!!


Músicos:


- Gary Green / guitarras, percussão


- Kerry Minnear / teclados, vibrafone, percussão, cello, Moog, vocais


- Derek Shulman / vocais, alto saxofone


- Philip Shulman / saxofone, trompete, mellofone, vocais


- Raymond Shulman / baixo, violino, guitarrra, percussão , vocais


- John Weathers / bateria, percussão, chilofone


Músicas:


1. The Advent Of Panurge (4:45)


2. Raconteur Troubadour (4:03)


3. A Cry For Everyone (4:06)


4. Knots (4:11)


5. The Boys In The Band (4:34)


6. Dog's Life (3:13)


7. Think Of Me With Kindness (3:31)


8. River (5:52)

CLAUDIOTULL

2 comentários:

Mauricio Hammill disse...

Claudio,
Parabéns pelo BLOG, os discos estão fantásticos.
Apenas uma correção: Octopus é o quarto disco e não o terceiro do GG. Os primeiros são: GG, Acquiring The Taste e 3 Friends.
Um abraço

CLAUDIOTULL disse...

Olá Hammill, seja bem-vindo ao meu blog, espero que desfrute de todos os discos postados,o seu Hammill é próprio ou é uma homenágem ao Peter Hammill do King Crimson?? Olha segundo o site allmusic que é o site onde busco alguns álbuns pra baixar o Octopus é o terceiro disco do Gentle e three friends é o quarto todos os dois são de 1972, veja aí no link abaixo ou acesse www.allmusic.com e faça sua pesquisa. http://www.allmusic.com/cg/amg.dll?p=amg&searchlink=GENTLE|GIANT&sql=11:giftxqe5ldke~T2 valeu e um granda abraço